22 de nov. de 2004

Furtado

Nada como a morte para revelar o mundo dos vivos. Foi-se Brizola, e lá foram os urubus pousar de papagaios, como se absorvessem parte de seu prestígio pela simples presença. Morreu Celso Furtado, e lá aparece o PT desbotado, querendo furtar a cena. Marta Suplicy quer transformá-lo em viaduto... Como no samba do Nelson Cavaquinho, o PT deveria ter feito enquanto vivo, não depois que se transformou em saudade. Se quiser fazer por mim, que faça agora!
O homem sobrevive nas idéias, querer preservar o nome sem abraçar elas, é furto.
Com o PT no governo, Celso foi Furtado!

21 de nov. de 2004

Politiburros

O petismo federal tem feito um esforço enorme para mostrar-se a cada dia mais rastaquera. O Lula, coitado, é um Lech Walesa com um dedo a menos de cérebro, e dois mais de servilismo. Repudiado pela esquerda, é todo elogia da velharquia. Basta dizer que os veículos da Rede Globo, todos, incluindo filiais como a RBS, estão ao lado de Lula. Em contrapartida, um a um os políticos mais honestos do PT estão abandonando as fileiras. Sintomaticamente, os primeiros foram expulsos.
Menosprezando nossa capacidade de entender, o PT agora se dispõe a baixar um pacote para recomprar a classe média. As medidas não visam por em prática sua visão de governo, mas evitar uma nova derrota, como o foi a municipal. Faz por necessidade eleitoral, não por convicção ideológica. Nada mais elucidativo que o embarque do PMDB no lugar dos petistas que estão saindo. O PMDB apresentou a fatura, o governo pegou dinheiro público e os comprou.
É de negociata em negociata que faz um partido de bravatas!

11 de nov. de 2004

Camelô

Ao taxar o Fórum Social Mundial de "feira de produtos ideológicos", Lula sabia do que estava falando. O que é raro, pois não é de seu costume pensar. No caso do Fórum, a deixa foi dada por Tarso Genro, o "utopista do possível", ou a utopia que o dinheiro pode comprar...
Lula tem se dedicado ao mercado de secos e molhados, vendendo gato por lebre, esperança por decepção. Pelas leis do mercado, Lula sai-se bem no âmbito financeiro. Fez dos aposentados bois de piranha na tentativa de se entronizar no mercado previdenciário. Nesta semana saiu a pesquisa: o segmento previdenciário cresceu 33,54% neste ano de 2004.
Nenhum outro segmento lucrou tanto quanto os banqueiros. E a prova dos trinta dinheiros de seu mercadinho ideológico, resulta do tratamento que os bancos oficiais (BB e CEF) deram aos seus funcionários em greve. Exatamente o segmento mais lucrativo do desvario petista sonega tratamento decente a quem as duas instituições merecedoras de crédito. Lula passa como passou FHC, mas BB e CEF e funcionários permanecem.
O PT, se Deus quiser, também passará!

10 de nov. de 2004

O PT Vencedor

O PT foi varrido do centro para a periferia. Perdeu nos grandes centros e foi se alojar nas grotas. Quando disse que o PT se hospedou nos grotões da Arena, fui duramente contestado. Que não era verdade, pois havia ganho em grandes capitais do Norte e Nordeste. Pois repito o que disse então: lá o PT que ganhou é PT da véspera. Muitos deles antes pertenciam à velharquia (Vide Flamarion Portela, governador do new PT cassado), e bandearam-se de mala e cuia para o oportunismo. Não têm tradição ideológica nem prática democrática.
O PT do Sul que sobrou atende por Tarso Genro, um Quinta Coluna de primeira!
Até agora, Tarso fez mais contra do que a favor do PT (Comprou a pesquisa que o colocava como único petista em condições de derrotar Antonio Britto. Acabou derrotado por um poste). Seu comportamento aético, sinuoso como enquia ensaboada, torpedeia quem se atravessa no caminho sem dó nem piedade. Armado dem um pragmatismo tosco e usando de meia dúzia de conceitos abstratos, enrola um sociologês de centro acadêmico de escola pilatrópica. Mas dispõe do suficiente para alçá-lo a Ministro da Educação. Até aí, nada demais, Delfim Neto e Carlos Alberto Chiarelli também foram...
Agora vem a notícia que o prefeito de Macapá, João Henrique Pimentel (PT), foi preso apontado como integrante de uma quadrilha que desviou cerca de R$ 103 milhões em recursos federais.
Como diria minha avó, o exemplo vem de cima. Se o fisiologismo campeia solto no Planalto e no Congresso, comandados pelos deslumbrados petistas, na planície a boiada vai pastando no mesmo rumo.
Este é o New PT, aquele que saiu vencedor nas urnas!

4 de nov. de 2004

Com postura

Quem não se compõe, não se recompõe! A entrevista da lulista-tarsista Maria do Rosário, enfeite kolynos na chapa petista, isentando Lula da sua derrota para José Fogaça mostra que, mesmo apanhando, a menina não se recompõe. Parece uma dálmata, com marcas roxas em tudo que é lado, após a surra na eleição municipal, do Rosário enfia a cara no buraco e mostra a bunda aos eleitores. Será que ela não sabe que os eleitores do Fogaça são classe média, portanto não só com melhor nível econômico, mas também com mais acesso à informação. Na outra ponta, Eduardo Suplucy põe o dedo onde do rosário deixa destapado.
O PT perdeu onde sempre foi campeão, na classes com mais formação e informação. Perdeu ali, quando optou pela ignorância, tapando olhos com peneira, sentado no trono dos "novos ricos". Quem não sabe comer mel se lambuza, dizia minha avó. Velha e eterna sabedoria.
Nesse andar, o santo de barro não chega à fonte. Lula, como do Rosário, poderá perder para um poste. Nada mal para quem só sabe iluminar o caminho dos banqueiros, ignorando os bancários. Quem come soja transgênica com gula, absorve e absolve Maluf, digere Waldomiro Diniz e José Genuíno, ou é lelé da cuca ou age de má-fé.
O T de trabalhador virou T de trambiqueiro, por acharem que eleitor é paspalho.

3 de nov. de 2004

Sexta-feira 13

Tanto fez que a galera medonha voltou. Não há como negar, Lula, dia após dia, incessantemente, incansavelmente, trabalhou para ressuscitar a velharquia gaúcha. Os transgênicos ressuscitaram Fogaça e o homem do tiquet leite do Sarney, Nelson Proença. O resultado eleitoral no Rio Grande do Sul não podia ser diferente, foi uma surra com vara de guanxuma. O PT foi ser gauche onde antes puLulava a ARENA. Não por acaso abraçado a Maluf... Foi nos grotões, nos currais da troca de votos por comida, onde a ideologia é lombriga, que o PT venceu.
O new PT trocou cabeças por bolsos. Vendeu a ideologia, a decência e a boa índole no mercado mundano do deslumbramento. Foi usar calça comprida vestida de pompa e circunstância, renegando a ética, e metade de sua sigla. Nunca os trabalhadores se viram tão desprotegidos quanto neste período de governo Lula. Que o digam os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal! Antes pelo menos tínhamos o PT que não transigia, que comprava briga, que lutava pela decência na política, no serviço público. Ao se entronizar, o Napoleão de Guaranhuns, foi logo pensando em ser imperador.
Agora, nestas eleições, nós eleitores estamos dizendo: Lula está nu!