5 de out. de 2005

Saídas e Bandeiras ou Xixi neles


Por que o ideólogos petistas tem perdido tanto tempo discutindo os "erros" de quem saíram do PT ao invés de se concentraram nos motivos pelos quais houve a debandada. Tanto Flávio Aguiar como Emir Sader, em suas análises no site www.cartamaior.com.br, se enveredaram por uma espécie de perseguição aos que saíram sem uma palavra sequer contra os delúbios e dirceus. O PT já tinha errado nas análises a respeito da derrota eleitoral das prefeituras petistas gaúchas. Erra agora em se preocuparem com quem está saindo ao invés de se concentrarem em sinalizar um norte para os que ficam ou para os que, como eu, mesmo não sendo petistas, sempre estiveram com o PT. Com tudo o que apareceu na gestão do Partido dos Trabalhadores, e considerando que 42% dos petistas que participaram do PED deram aval à prática do Campo Majoritário, como se pode ter esperança dentro do PT? Ao não repudiarem a "filosofia" do Campo Majoritário, a quase metade dos petistas que compareceram nas eleições internas sinalizam que não estão preocupados em corrigir rumos.

Instrumentalizados
Esses colunistas que vêm atacando o PSOL e os ex-petistas por estarem votando com a Direita, esquecem que a Direita está agora empunhando uma bandeira que era do PT. Então, quem mudou? Mudou o PT, que renegou as bandeiras, e mudou a Direita, ao tomar para si as ex-bandeiras petistas. Ou queriam que Heloísa Helena votassem com o PT a Reforma da Previdência?! As esquerdas radicais estariam sendo instrumentalizadas pela Direita. OK. E o governo Lula está sendo instrumentalizado por quem? A política econômica que vem sendo praticada é a mesma da Direita! O superávit primário, é instrumento da Direita!

Servidores Públicos
Cavalgando 52 milhões de votos, o PT tomou uma bandeira histórica da direita, e, para cúmulo, comprou deputados dessa mesma direita (ou o PL e PTB de Roberto Jefferson são de esquerda?!), para desfraldarem o que sempre conduziam, como a Reforma da Previdência e a aprovação dos transgênicos. Além disso, o serviço público assistiu ao assalto das hostes petistas aos cargos em comissão. Não bastasse os cargos que já existiam, criaram mais 2.700 cargos de livre nomeação. O PT tem idéia do que os servidores públicos, que julgavam no PT um partido que vinha para mudar a prática clientelista da máquina pública, pensa a respeito deste aparelhamento?
No campo, a Reforma Agrária não deslanchou. Não se pode dizer o mesmo a respeito do agronegócio e dos transgênicos. A ênfase nas exportações dos produtos agrícolas desmente o Fome Zero: afinal, com tanta gente passando fome aqui faz sentido apoiar uma política de exportação de alimentos?
Com a preocupação exacerbada no superávit fiscal, o governo Lula esqueceu da educação, saúde, moradia e estradas. Para constatar, basta utilizar qualquer um destes serviços.
A única área que o Brasil de fato mudou de inclinação foi a área externa, e acertadamente. Mas aí é fácil, não precisa de dinheiro, basta saliva, o que só prova a ênfase fiscalista do lulismo.

Acerto de Contas
Se tudo isso não é suficiente para abandonar o PT, como perdoar o fato de que o PT deu discurso da moralidade à gangue de pefelistas & de peessedebistas. Como posso perdoar o PT por ser obrigado a agüentar Jorge Bornhausen falando no valérioduto?
Não basta ser PT, tem de ter bandeiras, e as defenderem, à esquerda. Um PT que empunhe bandeiras da Direita, é porque foi cooptado, e, portanto, presta um desserviço à esquerda.

Este texto é uma resposta ao texto do Emir Sader, Entradas, saídas e bandeiras publicado na Agência Carta Maior em 03/10/2005

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Gilmar!!!
Estás com um dog em casa???
Bjinhos

Gilmar Antonio Crestani disse...

Não um, mas dois.
A quem agradeço o comentário?
bjs

Anônimo disse...

nPost.com Interview with David Geller of WhatCounts.com
David Geller, CEO of WhatCounts.com David Geller has quite a lot of experience in the email space.
Find out how to buy and sell anything, like things related to music on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like music!

Anônimo disse...

I wish people would leave comments on my blog, so I figure I will encourage it by leaving them messages on theirs.

Anyway, check out my website if you have a few minutes. Its an interesting new product about Outdoor Event Lighting.

You can find it at Outdoor Event Lighting.

adios...
PS: Keep blogging