20 de out. de 2004

Sucesso do PesTismo

Quais os três maiores sucessos da política econômica neoliberal de Lula? Sem dúvida, o controle da inflação, o aumento do superávit primário e o religioso pagamento dos juros de nossas dívidas externa e pública.
Quais os três maiores fracassos? O café da manhã, o almoço e o jantar...

Carlos Chagas, Tribuna da Imprensa, 20/10/2004.

19 de out. de 2004

Honra ao demérito

Ex-prefeito bem apreciado no exercício do cargo, Raul Pont abre o jogo: é a decepção com o governo Lula, por parte do eleitorado, que explica a sua dificuldade de confirmar, agora, o favoritismo lógico e demonstrado no primeiro turno pela Prefeitura de Porto Alegre. Algum petista chegaria, inevitavelmente, à sinceridade de expor em público o ponto de vista de muitos, inclusive ou sobretudo em São Paulo.
Os nove pontos de vantagem com que Raul Pont bateu José Fogaça, ex-PMDB e neófito do PPS, transformam-se em 12 pontos de desvantagem. Justifica-se a estranheza de Pont com a surpreendente (segundo Fogaça, também) rapidez de virada tão grande, na pesquisa Ibope. Pont observa, porém, que aparece com percentual que corresponde à sua votação no primeiro turno. Assim sendo, os números de Pont e suas observações se confirmam e completam:
"Não dá para negar que havia expectativa e esperança de soluções mais rápidas do governo para os problemas do país. Isso é o que as ruas estão dizendo." Ou seja, a decepção com o governo Lula reduz o eleitorado de Pont ao petismo incondicionalmente fiel, e lhe nega as condições, nem se diga para colheitas invasoras, mas para preservar o seu apoio eleitoral passado.
Se estudados com menos superficialidade do que até agora, os resultados eleitorais ainda acabam levando ao reconhecimento de que Antonio Palocci foi a grande figura nas eleições pelo país afora. A surra levada pelo PT no Rio -na cidade e no Estado- a ele é devida em grande parte: quando menos, por ser surra, e que surra, onde Lula obteve igualados 80% dos votos. É provável que em pouco se declarem muitos outros candidatos e lugares que justificam um busto de Palocci erguido pela oposição.

Jânio de Freitas, Folha de São Paulo, 19/10/2004

O comportamento de avestruz não é exclusividade petista. Os crentes de todas as religiões usam tapa-olho. Alguém já viu alguém da Igreja Universal deixar de ser crente por que seu pastor mostrou-se pedófilo?!

O justo-meio no meio injusto

O grego Eubulo (375 a.C.) estabeleceu algumas regras, etiqueta, a respeito do vinho.
"Três taças preparo para os comedidos: uma para a saúde, a segunda para o amor e o prazer, a terceira para o sono. Depois de tomar a última taça, os convidados prudentes vão para casa. A quarta taça não é nossa, pertence à violência; a quinta ao tumulto; a sexta, à folia; a sétima, aos olhos roxos; a oitava, ao policial; a nona, à bilis; a décima, à loucura."
Também na política os gregos buscaram a moderação, pois os deuses puniam a desmedida. Os romanos também procuraram não concentrar poderes. E quem ousou, como Júlio César, foi punido.
Observando os governantes da américa latina eleitos nas últimas duas décadas, também pode-se afirmar:
O primeiro mandato pertence ao povo, o segundo, aos usurpadores.
A reeleição é recurso espúrio. Os resultados têm mostrado isso. A moderação é a razão de ser das democracias.

17 de out. de 2004

Uma Pont longe da capital

1) Por que o PT mente, como fez Lula na escala Federal, que é demente. Deixou de ser um partido confiável ao povo, para se tornar capacho do polvo... ou Lula. Não conseguem dar segurança aos brasileiros mas se arvoram dfensores do povo do Haiti. O Haiti é aqui, já dizia Caetano Veloso. Mas Lula só ouve Zezé di Camargo e Luciano...
2) Por que somente pessoas modificadas eticamente poderiam liberar o plantio de soja geneticamente modificada.
3) Por que Raul Pont desconhece que José Fogaça é da base aliada de seu partido, tendo Ciro Gomes como representante na ante-sala do PesTismo federal.
4) Por que José Fogaça nos fez nada no Senado. Se tivesse feito tanta bobabem quanto Lula et caeterva, ainda assim se igualaria ao PT.
5) O resultado da greve dos bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil são um retrado pronto e acabado do "new PT". A classe mais explorada pelo setor mais lucrativo foi jogada aos leões pelo partido que se diz dos trabalhadores.Os oPorTunistas preferiram os banqueiros aos bancários. E a Reforma da CLT ao estilo petista, que prevê a livre negociação, já vem com a experiência da "livre negociação" dos bancários com os banqueiros... Se uma categoria forte e organizada como a dos bancários não levaram nada, imagine-se outras menos estruturadas.
6) Por que, em termos de ética, depois do jantar de Lula com Roberto Jefferson (o verdadeiro FOME ZERO), presidente do PTB, e mascote da "tropa de choque" do Governo Collor, o PT está desautorizado a criticar o comportamento de quem quer que seja. Não bastasse isso, Marta Suplicy e José Genoíno se lançaram nos braços de Paulo Salim Maluf, que dispensa apresentações. Ah! O PTB também está no governo Lula, no Ministério do Turismo...
7) Quem perseguiu aposentado e servidor público como fez o Governo Lula, igual ao caçador de marajás das Alagoas, não pode cobrar honestidade de quem quer que seja para ser um bom prefeito. O PT na oposição não permitiu tamanha desfaçatez.
8) Lula, tal qual Fogaça, também nunca havia ocupado um cargo no Executivo antes. Aliás, sequer trabalhava.
9) Por que o PT faz a crítica fácil, apontando no adversário os mesmos males de que padece, abusando da capacidade dos eleitores de perceberem o engôdo.
10) Por que a alternância no poder é da essência da democracia. E a derrota do PT será uma vitória contra o político vira-casaca, deslumbrado com a transitoriedade do poder, o messianismo inconseqüente, que renega as bandeiras e os que as desfrandavam, tentando nos convencer com discurso boçal.

15 de out. de 2004

O combustível do Pont

Marilena Chaui, na revista CULT, falando da Rede Globo: "Essa eu não vejo porque me encergonho. Nem o Diário Oficial da União nem os jornais do PT são tão governistas quanto a Globo."
Nos tempos de Delfim Neto, sempre que acontecia alguma notícia para os militares, lá vinha o indefectível, na Rede Globo, anunciar a descoberta de mais um lençol de petróleo na Bacia de Campos. A hipocrisia era tanta que o Millôr se perguntava pelas conseqüências. Afinal, o problema já não era mais petróleo mas quem fabricaria tantos barris para armazenar tanto petróleo?
Como no soneto do Camões, mudam os tempos, mudam-se as vontades, mas já não se muda com soía. A Petrobras continua aumentando a produção, a ponto de o governo declarar que até o final do ano seríamos auto suficientes. Vejo, inclusive, que o dólar caiu. Isto é, o real valorizou-se frente ao dólar.
Mas eis senão quando vem o governo e anuncia aumento dos combustíveis! Teria ele intenção de usar este dinheiro para financiar o segundo turno da banda petista?
Sei não, mas desse jeito nem a Globo salva o Raul. Até um poste ganha do Pont.

13 de out. de 2004

No acostamento

O PT sempre lutou para chegar lá. Desde sua origem montou uma estratégia, e nisso ele não está sozinho, visando chegar ao poder central. Todos os passos eram dados no sentido de aplainar o caminho para o Planalto. Este mesmo caminho trilhou o PSDB.
Lula, obcecado pela idéia de ser chefe supremo do executivo, menosprezou qualquer outro degrau na hierarquia política. Pelo menos FHC galgou degrau a degrau. Ambos chegaram lá, e, uma vez lá, ambos passaram a sonhar com a visibilidade externa. O que prova que a ambição pessoal não tem limites. É da nossa natureza queremos ascender sempre e cada vez mais alto, não é mesmo?! Que o diga Ícaro!
Ambos, Lula e FHC, têm em comum um alheamento da realidade, uma espécie de autismo político que afeta principalmente os deslumbrados com a transitoriedade do poder. FHC foi-se, Lula irá!
Preocupados em mostrarem boa educação, pensando serem bem aceitos no banquete dos grandes mandatários, dão prioridade ao bom-mocismo externo. Dívida é dívida, diz o banqueiro, tem de pagar! E assim vem sendo feito. E por isso, para figurarem entre as "nações civilizadas", é que a dívida externa vem sendo a única a merecer a atenção.
E como fica a dívida social? Veja-se o caso das estradas brasileiras. O máximo que merecemos é uma operação tapa buraco! Só no RS foram 26 mortes neste feriadão. E aí os juízos apressados correm a culparem os motoristas. Poucas e péssimas estradas, com tráfego intenso e mal sinalizadas as causas das mortes são. Ora, basta ultrapassar a fronteira para se ter certeza que a grande causa das mortes não é a velocidade. Na Argentina, por exemplo, o limite de velocidade é bem superior ao nosso. Mas as estradas são mais largas e melhor conservadas. No Brasil, a insensibilidade deste e dos governos anteriores manda jogar a culpa da tragédia às próprias vítimas.
"Campanha de conscientização" é desvio, atalho para jogar dinheiro no caminho da mídia!
E por esse caminho de insensibilidade que Lula está pondo o PT no acostamento. Marta Suplicy em São Paulo e Raul Pont em Porto Alegre tiveram suas administrações bem avaliadas pela população. No entanto, estão sendo rejeitados nas urnas. A população, nestes dois casos, mesmo sem saber, está seguindo uma velha máxima marxista: "Pensar globalmente e agir localmente." Pensam no governo Lula e agem no município. O desastre federal é vivenciado no município! Assim como se reclama ao bancário, e não ao banqueiro, a conta do petismo federal está sendo espetada nas costas dos candidatos a prefeito.
Subalternos obedientes, Marta Suplicy e Raul Pont têm se prostrado em direção a Lula, virando a bunda para o povo. Agora, na corrida municipal, o pontapé virá!

11 de out. de 2004

Excelentíssimo Crustáceo

Excelentíssimo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil.

Venho por meio desta comunicação manifestar meu total apoio ao seu esforço de modernização do nosso país. Como cidadão comum, não tenho muito mais a oferecer além do meu trabalho, mas já que o tema da moda é Reforma Tributária, percebi que posso definitivamente contribuir mais.

Vou explicar: Na atual legislação, pago na fonte 27,5% do meu salário. Como pode ver, sou um brasileiro afortunado. Sou obrigado a concordar que é pouco dinheiro para o governo fazer tudo aquilo que promete ao cidadão em tempo de campanha eleitoral. Mesmo juntando ao valor pago por dezenas de milhões de assalariados! Minha sugestão, é invertermos os percentuais.

A partir do próximo mês autorizo o Governo a ficar com 72,5% do meu salário. Portanto, eu receberia mensalmente apenas 27,5% do resultado do meu trabalho mensal.

Funcionaria assim: Eu fico com 27,5%
limpinhos, sem qualquer ônus. O Governo fica com 72,5% e leva as contas de:

Escola,
Convênio médico,
Despesas com dentista,
Remédios,
Materiais escolares,
Condomínio,
Impostos municipais, estaduais e federais,
Água, luz, telefone e energia,
Supermercado,
Gasolina,
Vestuário,
Lazer,
Pedágios,
Cultura,
CPMF,
IPVA,
IPTU,
ISS,
ICMS,
Segurança,
Previdência privada e qualquer taxa extra que por ventura seja repentinamente criada por qualquer dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Um abraço Sr. Presidente e muito boa sorte, do fundo do meu coração!


PS: Podemos até negociar o percentual !!!

Agora vejam só o FOME ZERO do Congresso Nacional presidido pelo Petista João Paulo:
Salário:.......................................R$ 12mil;
Auxílio-moradia.........................................R$ 3 mil;
Verba para despesas "comprovadas"..........R$ 7mil;
Verba para assessores..........................R$ 3,8 mil;
Para 'trabalharem' no recesso.................R$ 25,4 mil;
Verba de gabinete mensal......................R$ 35 mil;
Transporte: Passagens aéreas de ida e volta a Brasília/mês;
Direito a "contratar" 20 servidores para seu gabinete;
13º e 14º salários, no fim e no início de cada ano legislativo;
E 90 dias de férias anuais e folga remunerada de 30 dias.

ISSO PARA CADA UM DOS 503 DEPUTADOS!!!

Vale a pena ver de novo

Alguns filmes deixam cenas que se perpetuam na mente. São como flash intermitentes. Girassóis da Rússia, Salvatore Giuliano de Francesco Rossi são dois filmes que freqüentam minha memória. Agora um outro fantasma tem me acompanhado. Trata-se de um filme de Elia Kazan, recentemente falecido: Terra de um sonho distante. Enquanto à vida política se esvai pelo esgoto da mercancia, nada melhor que viajar pela memória. Alimentar o espírito ou desviar o foco é a dica da sobrevivência. Esperança há, o difícil é se livrar dos fantasmas.

10 de out. de 2004

ProcusTe

Para entender o "new PT" só recorrendo a lendas. Diz-se que Procuste era um bandido que tinha na cama a medida para todas as coisas. Assim, se a vítima era menor, espichava. Quando maior, cortava deixando-a do tamanho da cama.
O PT acusa José Fogaça de se apropriar das boas idéias da administração popular, sem se dar conta que Lula faz o mesmo com as "boas idéias" dos tucanos. Até aí, cara de pau por cara de pau, todos são devotos de Lalau! Agora recebo montagem de Fogaça com Zambiasi, secundados pela elegante legenda: Falcatroika. Não seriam eles, da Falcatróika, os principais aliados de Lula?
Quando estourou o esquemão Waldomiro Diniz x José Dirceu, fui a Brasília a trabalho. No mesmo avião estava o presidente estadual do PT, David Stival. Ia se reunir com o partido para debater o afaire Waldomiro mas também "conversar" com Zambiasi para tratar da coligação com Raul Pont. Afinal, o PTB de Roberto Jefferson (o mesmo da tropa do "cheque" de Collor, é fiel aliado de Lula. E Fogaça? É correligionário do Ciro Gomes, Ministro e escudeiro de Lula. Enquanto o PT de Lula ostenta um "T" de traidor, o PPS de Fogaça tem um S de sacana. Mas estão no mesmo barco!
O PT ironiza Fogaça com a alcunha de Conselheiro Acácio, aquele personagem criado por Eça de Queiróz que só dizia o óbvio, por dizer que vai manter as boas obras do administração popular, como o Orçamento Participativo e o Fórum Social Mundial. E quem pode duvidar que manterá? Não esqueçam! Lula se elegeu prometendo mudança mas manteve tudo o que existia de pior de seu antecessor, inclusive aprofundando as desigualdades. Com exceções, claro, dos banqueiros e fazendeiros dos transgênicos, sempre e cada vez mais felizes.
A boçalidade das lideranças petistas, montadas na transitoriedade do governo Lula, abusam da liberdade de ofender nossa inteligência. Que o diga a liberação dos transgênicos ou a perseguição dos aposentados. Tudo feito na maior arrogância do senso de impunidade. Lula não roubou somente as bandeiras do governo Éfe Agá. Padecendo da Síndrome de Estocolmo, também adotou as idéias de seu carrasco Fernando Collor de Mello. Agora caça marajás e transforma o Palácio na sua "Casa da Dinda" (Levando a cadela Michelle em carro oficial, fazendo churrasqueiras e jardins em formato de estrela no Planalto, sem contar o novo avião).
A derrota do Raul Pont é uma punição aos ProcusTes do PT!
Ninguém engana todo mundo todo o tempo. O "new PT" deveria saber.