28 de jun. de 2004

Primeira Pesquisa CEPA - @ZH

ZERO HORA - 28/06/2007
Eleições
Cepa indica Pont na liderança
Pesquisa aponta segundo turno na disputa pela prefeitura


O mais recente levantamento do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (Cepa) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) indica o candidato do PT, Raul Pont, à frente dos adversários, com 29,8% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o candidato do PPS, José Fogaça, com 16,8%. Em terceiro, aparece Vieira da Cunha, do PDT, com 10,2%.

O levantamento foi realizado considerando Hermes Zaneti como candidato do PSDB. Ontem, o partido decidiu pela aliança com o PFL, indicando o vice de Onyx Lorenzoni, deputado estadual Paulo Brum.

O resultado da pesquisa indica a realização de um segundo turno, necessário sempre que nenhum dos candidatos alcançar a metade mais um dos votos válidos (descontados brancos e nulos). Somados, os sete adversários do primeiro colocado, Pont, totalizam 63,8% das preferências dos votos válidos.

O Cepa apresentou aos eleitores 28 cenários de segundo turno, com todas as combinações possíveis entre candidatos. De acordo com o levantamento, se Pont e Fogaça disputarem o segundo turno, há empate técnico, com uma pequena vantagem para o candidato do PT, que tem 37,9%, contra 36% de Fogaça. Em todos os demais cenários de segundo turno, Pont supera os adversários por margem superior à margem de erro da pesquisa, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Rejeição a petista é mais alta entre homens

Pont é o candidato com mais alto índice de rejeição entre os oito concorrentes indicados na pesquisa. Um total de 35,3% dos entrevistados afirma que não votaria no ex-prefeito da Capital de jeito nenhum. A rejeição a Pont é mais alta entre os homens (42,8%), os eleitores com mais de 40 anos (37,8%) e com ensino superior (36,1%). Fogaça, segundo colocado na pesquisa, tem o quinto índice de rejeição, de 18,1%. O candidato do PPS é mais rejeitado entre os homens (20,2%), eleitores entre 16 e 19 anos (21,9%) e com ensino médio (26,5%).

O candidato com mais baixo índice de rejeição é Beto Albuquerque, do PSB, com 11,5%.

A pesquisa foi realizada na terça-feira, 22 de junho, com 625 eleitores da Capital e registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número 6/2004.

Nenhum comentário: